ADR CAMPOS NOVOS REALIZA REUNIÃO PARA INSTALAÇÃO DE POLOS DO EJA NA INVERNADA DOS NEGROS EM CAMPOS NOVOS

  19/09/2016 - 14:26

Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, por meio da Gerência da Educação, recebeu na semana passada a equipe da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria Municipal da Educação de Campos Novos, o representante do Ministério Público Federal de Joaçaba, Maurício Eing, a direção do Ceja de Campos Novos, e ainda representantes da Invernada dos Negros de Campos Novos para discutir a criação de polos do Ensino de Jovens e Adultos na localidade.

A solicitação apresentada foi da criação de dois polos de atendimento a comunidade, um deles em Campos Novos, e o outro em Abdon Batista para atendimento daqueles que não puderam terminar seus estudos ou são iletrados.

Com a criação dos dois polos, um deles na Escola Isolada da Corredeira, unidade municipal de ensino de Campos Novos, e o outro através da reativação da Escola José de Alencar, na localidade conhecida como Aparecidinha, em Abdon Batista, seria atendida toda a Invernada dos Negros, com o menor deslocamento possível dos alunos, respeitando assim, a legislação que prevê a não retirada dos membros da comunidade do Quilombo.

Foi apresentada pelo presidente da associação dos remanescentes do Quilombo, Edson Camargo, uma demanda de algo em torno de 60 jovens e adultos que estão predispostos neste momento a frequentar as aulas do EJA. Na comunidade residem 180 famílias.

De acordo com Edson, a iniciativa do Estado de promover a reunião entre os diversos órgãos foi de grande valia, já que pontos importantes foram discutidos e novos avanços foram conquistados no sentido da comunidade Quilombola ser atendida efetivamente.

Próximos passos

De acordo com o professor Osmar Matiola, existem trâmites burocráticos que precisam ser cumpridos no sentido de viabilizar a implantação dos Polos dentro da legalidade.

“Para isso, serão iniciados neste momento, os trâmites para o lançamento do edital de chamamento de professores para lecionar na Invernada dos Negros que deve ser feito pela ADR Campos Novos, e junto a isso, a prova de nivelamento dos alunos que se predispõem a frequentar as turmas”, explicou Matiola.

Neste momento ainda, a secretaria municipal de educação deve providenciar o orçamento das novas linhas de transporte escolar que deverão ser criadas para a atendimento da demanda desses polos. O recurso para mantimento dessas linhas deve ser repassado pelo Governo do Estado, através de convênio de transporte escolar, como já é de praxe.

Segundo o secretário executivo da ADR Campos Novos, Alaor Gotz, o transporte escolar é o ponto que mais preocupa neste momento, já que depende dos contratos que a Prefeitura Municipal de Campos Novos já tem em andamento para ser efetivado, ou então, necessita-se de nova licitação para contratação de empresa para esta finalidade.

Já a gerente da educação da ADR Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir, ressaltou que na próxima semana já devem iniciar os testes de nivelamento e triagem de documentos que deverão ser realizadas pelo Ceja.

Entenda

Santa Catarina possui 18 comunidades Quilombolas, atendidas por sete gerências de educação. Possui ainda uma legislação que garante aos remanescentes do quilombo a oportunidade de serem atendidos por professores inseridos na comunidade, que estejam assim, ligados à herança cultural e social dos quilombolas. Devido a isso, se aplica então, uma chamada pública especifica para ocupação destes cargos de professores.

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS