ASSOCIADOS DA COOCAM CONHECEM SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE SEMENTES

  20/10/2016 - 18:05

Nas próximas safras, os associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam e também os clientes da cooperativa terão informações sobre os lotes de sementes na palma da mão.

Isso porque, a Coocam implantou neste ano o Sistema de Rastreabilidade de Sementes. Com um computador, notebook, tablete ou celular, os associados e clientes da Coocam terão acesso a todas as informações necessárias desde o plantio, manejo e colheita, assim como o destino final das sementes. Acessando o sistema, os produtores ainda poderão conferir as especificações técnicas para realizar, por exemplo, o plantio, com a densidade adequada de semente por área,germinação e vigor das sementes.

Durante a terça-feira, 18 de outubro, os produtores de sementes associados conheceram todo o processo e os diferenciais existentes com a implantação do programa. “Reunidos no auditório da SER Coocam, os produtores tiraram dúvidas sobre o sistema de rastreabilidade, mas especialmente receberam orientações de como produzir sementes de qualidade no campo. É no campo sementeiro que a semente se faz e por isso, todos os cuidados são necessários, desde a semeadura, manejo e cuidados na colheita”, ressalta o Engenheiro Agrônomo, responsável técnico da produção de sementes, Helan Paulo Paganini.

A transparência em toda a produção de sementes é um diferencial da cooperativa. Os associados e clientes tem acesso às informações detalhadas sobre a origem, controles de qualidade realizados na cooperativa e informações técnicas dos lotes. Com o software de rastreabilidade, os técnicos monitoram os campos de produção, detalhando todas as etapas relacionadas ao processo de produção de sementes. Os processos realizados na Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS são computados e todas as informações necessárias sobre, por exemplo, a criação de lotes no beneficiamento, tratamentos realizados e modo de armazenagem são informados aos clientes.

Com um controle de qualidade dentro da empresa, por meio do Laboratório de Sementes de Controle Interno, a Coocam disponibiliza também, por meio do sistema de rastreabilidade, todas as características das sementes. O software permite ainda que o responsável técnico da Coocam crie documentos exigidos no processo de produção de sementes, direcionado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Segundo Helan Paulo Paganini, com o programa, o produtor vai ter acesso às informações on-line. “O sistema disponibiliza diversas informações aos clientes e associados por meio de um código de barras 2D, e com isso, a Coocam amplia e melhora seu sistema de gestão no processo de produção de sementes, além de demonstrar por mais este programa, a qualidade das sementes da cooperativa”, comentou Helan.

Para ter acesso às informações, os clientes e associados da Coocam acessam a página da cooperativa na internet (http://www.coocam.com.br/sementes_rastreabilidade.php), digitam o código para rastreamento e pronto, todas as informações das sementes são disponibilizadas. É a tecnologia e a transparência da Coocam facilitando a vida dos agricultores.

Fonte: Coocam® – Felipe Gotz – Assessor de Comunicação

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS