UNOESC CAMPOS NOVOS RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO POTENCIAL PARA PALESTRA

  25/10/2016 - 14:07

Os alunos do Centro Educacional Potencial estiveram mais uma vez na Unoesc Campos Novos participando de uma atividade alusiva ao Ano Internacional das Leguminosas. A vivência foi planejada e desenvolvida pelos professores da Unoesc para somar com o projeto anual executado pela escola, intitulado “Alimentar o mundo, cuidar do planeta – Ano Internacional das Leguminosas”, que é resultante do desafio lançado ao mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2016.

Na tarde de sexta-feira, 14 de outubro, os alunos participaram de um debate em que se buscaram esclarecer os mitos e as verdades sobre o “Uso de transgênicos” e “Como produzir hortaliças orgânicas”. Os professores Rafael André Mergener e Cirio Parizoto (professor da Unoesc e pesquisador da Epagri) foram os responsáveis pela fundamentação.

O professor Rafael informou aos alunos sobre os benefícios da técnica de transgenia, as culturas transgênicas, e como essa técnica pode interferir no manejo de plantas e também no contexto humano. O professor Cirio, por sua vez, demonstrou como é a produção de hortaliças orgânicas e incentivou os alunos a produzirem uma horta em suas casas, explicando como deve ser o preparo do solo por meio da utilização de adubação orgânica e adubação verde, além do controle de pragas com uso de plantas úteis, as chamadas plantas companheiras.

Segundo a professora Tamara Pereira, que organiza as oficinas na Unoesc, o evento teve a função de esclarecer as diferenças dos sistemas de produção orgânica e a técnica de transgenia, tentando eliminar possíveis mitos sobre a temática. Para a educadora Nazira Mansur Elias, gestora do projeto anual do Centro Educacional Potencial, a parceria com a Unoesc vem garantindo aos seus alunos a consolidação de saberes de forma leve, efetiva e prazerosa ao se aliar teoria e prática sob o comando de profissionais especializados nos assuntos abordados.

A vivência já é a terceira do ano, mas haverá mais um módulo em novembro para tratar de assuntos relacionados ao uso de leguminosas na culinária, o qual contará com a presença de Isadora Marcon, formada em Gastronomia, para apresentar receitas saudáveis e funcionais.

(FONTE: Unoesc Campos Novos)

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS