A Polícia Rodoviária Federal – PRF encerrou à meia-noite de domingo, 01, a Operação Semana Santa 2018, que começou à zero hora de quinta, dia 29 de março. Durante os quatro dias de operação, a fiscalização repetiu a forma de atuação da Operação Carnaval e procurou se posicionar nos pontos e horários mais críticos de acidentalidade, ou seja, onde haveria maior probabilidade estatística de ocorrências graves.
Esta estratégia, aliada à maior sensibilização dos motoristas, resultou em redução nos índices de acidentes e mortes em comparação aos anos anteriores. Foram registrados 127 acidentes, nos quais 04 pessoas perderam a vida. Em comparação a 2017, houve redução de 17% no número de acidentes, de 28% no número de feridos e de 20% no número de óbitos no local.
O trabalho de fiscalização da PRF foi intenso, resultando em 2.371 autos de infração e 5.690 flagrantes de excesso de velocidade por meio dos radares (um veículo passou a 170 km/h na BR 280 em Mafra, onde a máxima é de 80 km/h. Apesar do rigor da lei seca, 91 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e outros 642 ultrapassando em local proibido.