400 fardos de feno são produzidos durante lançamento do Programa “Patrulha de Fenação” em Campos Novos

  19/04/2018 - 19:40

Agricultura camponovense avançou mais um passo nesta semana. O programa ‘Patrulha de Fenação’ teve início nesta Quarta-Feira (18), na propriedade do Sr. Ivo Weber, na comunidade Gerasul. A patrulha consiste em oportunizar pequenos e médios produtores a estocar fenos em suas propriedades, para que nos momentos de seca ou do inverno rigoroso os gados de leite e de corte tenham alimentos nutritivos. O programa foi criado pela administração municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O conjunto de fenação tem o investimento de R$ 375 mil reais, contém dois tratores, adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal João Rodrigues e outro do Senador Paulo Bauer, uma enfardadeira, uma segadeira e um enleirador, adquiridos com recursos próprios.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Batista de Almeida, explicou que havia uma preocupação com os produtores, para ajuda-los nas épocas de escassez de alimentos. “Precisávamos resolver os problemas dos agricultores que padeciam em determinadas estações do ano, e então adquirimos este conjunto de fenação, que vem a somar para todos. Isto é um avanço muito grande para a nossa pecuária e também uma mudança e um incremento muito grande para a vida dos produtores e das propriedades, pois suprirá aquele momento que não tem alimento e eles terão a certeza de um animal mais nutrido, que vem a dar uma produção maior”, ressaltou.

O produtor Vânio Weber relata que está contente com o projeto, devido a oportunidade e benefícios que trará aos pequenos produtores. “Esse projeto vem pra nos ajudar, como pequenos produtores não teríamos condições de comprar um maquinário para fazer o feno e tratar os animas, isso seria impossível. O feno serve para fazer uma nutrição melhor ao gado, os veterinários comentam que as vacas devem comer ao menos 1kg de matéria seca (feno) por dia, para melhor a produção”, comentou.

De acordo com André Granzotto Machado, responsável pelo programa, a Fenação é muito importante para os produtores principalmente nas trocas de estações. “Temos o vazio forrageiro primaveril e outonal, que é a passagem do inverno para a primavera e do outono para o verão, nessas transições faltam alimentos e esse alimento que estamos fazendo, tem um valor nutritivo, a proteína, muito boa. O agricultor deixa de gastar com ração e silagem, que tem os custo mais elevados. Além disso o feno pode ser conservado por até um ano, se estocado de maneira correta”, afirmou.

O produtor interessado poderá entrar em contato com a secretaria pessoalmente, para agendar uma avaliação na propriedade, e então agendar o serviço. A secretaria cobrará um valor simbólico de R$1,75 por fardo de feno, para as manutenções das máquinas, sendo que há um projeto para a ampliação do programa.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos Novos)

2017066_resize_1500_1500

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS