Programa “Sorria Campos Novos” é lançado na 5ª Mostra de Teatro em Campos Novos

  26/04/2018 - 18:45

Os camponovenses tem agora mais um motivo para sorrir, com o objetivo de cuidar da Saúde Bucal de todas as crianças do município, a Fundação cultural, em parceria com as secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Social do município, lançaram na tarde desta Quarta-Feira (25), o programa Sorria Campos Novos. O programa foi lançado na 5ª Mostra de Teatro Vida em Cena, que nesta edição traz a “Turma da Boquinha”, para que de maneira lúdica, possa conscientizar as crianças a importância dos cuidados com a higiene bucal, de maneira preventiva.

Os atores da peça são crianças e adolescentes do município que fazem aula de teatro na fundação. A Mostra contou com a participação de 11 escolas de Campos Novos, tanto da rede estadual, municipal e particular de ensino, divididas entre os dias 25 e 26 de Abril, envolvendo a participação de mais de 600 crianças, de 5 à 9 anos.

Na apresentação foi mencionada a dentista de Campos Novos Helena Michelin, que foi uma incentivadora do projeto. Uma vez que ao ensinar as crianças, ela trabalhava de maneira didática com fantoches, e auxiliou na retomada destes ensinamentos ilustrativos para as crianças.

A superintendente da Fundação Cultural, Marli Becker, ressaltou a importância das parcerias entre as secretarias, bem como a influência da Cultura para a sociedade. Ela explica que as Mostras de Teatro acontecem a cada Bimestre, sempre trazendo uma temática diferenciada. “A cultura está envolvida em todos os meios da sociedade. Cada peça que elaboramos trabalhamos um tema, ainda no ano passado já estávamos conversando com a Secretaria de Saúde e de Educação, para realizarmos esta parceria. Através da cultura, podemos contribuir com o ensinamento das nossas crianças sobre importância da saúde e higiene bucal. Esse projeto se estenderá para todas as escolas, onde o programa irá até as escolas e trabalhará o tema, com mais de 2500 alunos, do 1º até 9º ano, de todas as escolas municipais”, relatou.

A coordenadora da saúde bucal, Eliza Flesch, auxiliou na criação e roteiro, e também enfatizou sobre a relevância do projeto. “Este programa é extremamente importante para o nosso município, trazendo benefícios na educação continuada, focando a importância da escovação, do cuidado com os dentes e da saúde bucal em geral. Além disso, o projeto mostra todo o serviço que a secretaria de saúde tem, que além de enfermeiros e médicos, possuí 8 cirurgiões dentistas em todas as ESF’s do municípios, que realizam restaurações, limpezas, extrações. Porém o intuito do programa é deixar um pouco o tratamento curativo e focar na importância da prevenção”, comentou.

O destaque e a produção dos figurinos dos “dentinhos” ficaram por conta das instrutoras de corte e costura, a coordenadora do clube de mães Sandra Valéria Zaia, destacou a participação, e disse que as instrutoras se sentiram felizes em fazer os figurinos e ajudar os pequenos atores para a apresentação.

Ao final do teatro as crianças ganharam kits contendo 1 pasta de dente, 1 escova de dente e 1 fio dental, para auxiliar na higienização bucal. Esses kits serão distribuídos nas escolas municipais, para os alunos participantes da continuidade do programa Sorria Campos Novos.

(Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos Novos)

2025706

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS