Abertas inscrições para mesários voluntários nas eleições 2018

  25/05/2018 - 16:32

Eleitores que desejam trabalhar como mesários voluntários no pleito de 2018 já podem fazer sua inscrição no Portal do Eleitor. As convocações acontecerão de 6 de julho a 8 de agosto, sendo que as eleições deste ano ocorrerão no dia 7 de outubro — se houver segundo turno, este será em 28 de outubro.

Ao se cadastrar no site, o voluntário permitirá que a Justiça Eleitoral o notifique por meio eletrônico, através do e-mail fornecido. Dessa forma, é importante que os dados cadastrais estejam atualizados até a data das convocações. E no mesmo portal é possível acessar informações relativas às convocações, datas de treinamentos e o guia do mesário — material com instruções acerca do dia das eleições —, assim como declarações de trabalhos eleitorais referente às eleições passadas.

Conforme a lei federal 9.504/1997, art. 98, quem trabalha como mesário nas eleições tem direito a dois dias de folga para cada dia de convocação. No caso de ser estudante, essas horas trabalhadas podem ser validadas como atividade complementar em universidades conveniadas. Ainda, podem servir de preferência de desempate em concursos públicos no TRE-SC e, quando previsto em edital, em outros concursos públicos, além da direta contribuição com a transparência do processo eleitoral. Em caso de dúvidas, acesse o site do TRE SC.

Quem pode trabalhar como mesário:
— Todo eleitor, maior de 18 anos, e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser mesário. Consulte sua situação eleitoral aqui.

Quem não pode ser mesário:
—Candidatos, seus cônjuges e parentes de até segundo grau (mãe, pai, avó), mesmo que por afinidade (sogro, genro, cunhado);
— Membros dos Diretórios de partidos que exerçam função executiva;
—Agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo;
— Pertencentes ao serviço eleitoral.

(FONTE: HORA DE SANTA CATARINA)

noticia-abertas-inscricoes-para-mesarios-voluntarios-nas-eleicoes-2018-26451

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS