A cooperativa investiu mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos e adequações, triplicando a capacidade de produção e aumentando ainda mais a qualidade da semente.
A semente é um dos principais insumos da agricultura e a qualidade desses grãos é uma das primeiras etapas para a uma produção agrícola rentável e produtiva. Pensando nessas condições primordiais e também porque a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) está atenta às exigências do mercado e às novas leis trabalhistas e ambientais, melhorias consideráveis foram realizadas na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), que já está em operação. No total foram investidos cerca de um milhão e seiscentos mil reais em toda a estrutura física e maquinários.
O vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior, lembra que a cooperativa produz sementes desde sua fundação e nesse tempo a UBS havia recebido apenas manutenções e adequações rotineiras. “A Coocam sempre foi uma tradicional produtora de sementes porque Campos Novos é uma região privilegiada. Temos clima e solos favoráveis, além de produtores aptos para essa produção. Sentimos que estava na hora de atualizar a UBS e instalamos máquinas modernas e eficientes”, disse Junior, completando que a nova Unidade está adequada, conforme as normas de segurança do trabalhador e cuidados com o meio ambiente.
Com a nova UBS a classificação de sementes passou de 1.200 sacas/dia para mais de 3 mil sacas/dia, sem utilizar 100% da capacidade – que é 19 toneladas por hora. Além do aumento de produção o mais importante é que as sementes ficam mais homogêneas e padronizadas, sendo separadas por tamanho, peso e uniformidade. Ou seja, a UBS está trabalhando com mais tecnologia e menos operacional, com um quadro de colaboradores mais enxuto e mais profissional. A equipe foi treinada e está apta para atuar, desde o recebimento do grão até o ensaque final.
(FONTE: COOCAM)