Coocam oferece serviço de troca de insumos por parte da produção

  26/07/2018 - 14:59

O Contrato de Barter, uma permuta utilizada pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) junto aos seus cooperados – normalmente firmado antes do plantio – pode ser uma excelente alternativa aos produtores rurais que fogem de alguns tramite burocráticos, conseguindo um melhor gerenciamento dos negócios, já que o pagamento é realizado com o próprio produto após a colheita da safra financiada.

De acordo com o vice-presidente da Coocam, Riscala Fadel Junior, sempre há essa preocupação do planejamento para a próxima safra embora existam inúmeras modalidade de crédito, o financiamento direto com a cooperativa pode ser uma opção rentável aos produtores associados. Uma das preocupações da Coocam é porque normalmente os associados dependem de financiamentos por não conseguirem realizar o plantio com recursos próprios.

As linhas de créditos são essenciais. “Uma das modalidades de crédito é essa troca, onde pega os insumos necessários e paga com a produção que vai colher no futuro, via cooperativa ou outros meios. Nesse formato o produtor retira os insumos, herbicidas e outros produtos utilizados e garante sua safra. Após a colheita o produtor entrega para a cooperativa que quita as dividas”. Segundo Junior, os financiamentos bancários geralmente são burocráticos e os produtores estão optando pelo financiamento direto com a cooperativa, essa que busca esse capital de terceiros e atua como intermediário nesse processo.

O preço comercializado nessa troca geralmente é balizado conforme previsões de clima e mercado, além desses outros fatores influentes. “É uma decisão do produtor o mês que ele quer vender sua produção”. Júnior reforça que, através do contrato de Barter o produtor tem garantia de preços e de custos, com menos burocracia e mais agilidade. “É um ganho dos dois lados, tanto para o produtor que garante os investimentos sem custos e para a cooperativa que garante o recebimento do grão”, observa Riscala Fadel Junior.

(FONTE: Coocam)

riscala

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS