Curso de agronomia promove palestras sobre legislação e descarte de embalagens dos agrotóxicos

  26/07/2018 - 15:02

O curso de Agronomia da Unoesc Campos Novos realizou, no dia 17 de julho, duas palestras sobre o novo decreto que regulamenta o controle da produção, comércio, uso, consumo, transporte, armazenamento de agrotóxicos, bem como o descarte apropriado de embalagens vazias. A atividade foi organizada pela professora Julhana Cristina Sponchiado, por meio do componente curricular Receituário Agronômico, da 8ª fase.

Acadêmicos, ex-alunos e profissionais do setor agropecuário marcaram presença, totalizando o número de 46 participantes. Os palestrantes do curso de extensão foram os engenheiros agrônomos Vinícius Morales Porto, fiscal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), e Marco Ubaldo Filho, gerente da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam).

O engenheiro Vinícius expôs durante sua palestra as principais alterações que ocorreram no decreto Nº 1.331, de 16 de outubro de 2017, que regulamenta a Lei nº 11.069, de 1998. O novo decreto pretende estabelecer uma regulamentação clara das responsabilidades e deveres de todos os agentes envolvidos com a cadeia produtiva e de uso dos agrotóxicos. Fabricantes, comerciantes, usuários, transportadores, responsáveis técnicos e órgãos de governo terão mais clareza sobre as regras que serão aplicadas. O objetivo é corrigir distorções e falhas do decreto anterior.

Na segunda palestra da noite, Marco enfatizou a eficiência do Sistema Campo Limpo, que busca a responsabilidade compartilhada entre os elos do sistema, que são a indústria (dando o destino adequado), os canais de distribuição (oferecendo local para devolução das embalagens), os agricultores (que devem realizar a tríplice lavagem e inutilização da embalagem) e os poderes públicos (responsáveis pela fiscalização). O sistema faz parte do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), e é referência mundial. Um sistema de excelência que coloca o Brasil como o país que mais destina de forma ambientalmente correta embalagens plásticas de agrotóxicos utilizadas no meio rural.

Durante a apresentação, o palestrante esclareceu sobre o funcionamento de unidades de recebimento de embalagens vazias que utilizam o princípio da Logística Reversa, que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno das embalagens ao ciclo dos negócios ou ao ciclo produtivo, por meio da reciclagem.

— A sensibilização dos profissionais do setor agrícola para que se entenda a legislação e faça a devolução correta das embalagens de defensivos agrícolas é permanente. Neste sentido, a realização de palestras é fundamental para o entendimento sobre o tema, contribui efetivamente na formação dos acadêmicos e traz a informação que o público necessita — avaliou a professora Julhana.

Para a acadêmica Ana Cristina da Silva, as palestras complementaram o aprendizado visto em sala de aula, permitindo uma visão mais técnica de alguns pontos e uma análise sobre casos corriqueiros que envolvem o uso de agrotóxicos. Já o estudante Flávio Antônio Butka comentou sobre o papel dos fiscais em Santa Catarina.

— A CIDASC também tem o objetivo de orientar o lojista e consumidor final sobre a importância da Logística Reversa, trazendo, assim, benefícios para a sociedade e meio ambiente — declarou Flávio.

A estudante Aline Rosana da Silva aproveitou para parabenizar os palestrantes e destacou a importância da realização do curso de extensão.

— Os palestrantes foram ótimos, eles conseguiram repassar o conteúdo de forma objetiva e esclareceram algumas dúvidas. Foi muito gratificante ter a oportunidade de participar e aprender — ressaltou Aline.

(FONTE: UNOESC)

uno 1 uno 2

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS