Prefeitura firma parceria com Unoesc para castração social de cães e gatos

  27/07/2018 - 15:12

Um trabalho de conscientização acerca da importância da posse responsável dos animais já é realidade em Campos Novos, através da parceria entre a prefeitura e a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina- FUNOESC. A Lei n° 4.435/18 prevê a criação do programa de controle populacional de cães e gatos no município. Uma das ações que serão desenvolvidas é a castração de 200 animais até o final do ano, que serão realizadas na clínica veterinária da Unoesc, inaugurada recentemente.

A castração será gratuita para os animais de famílias cadastradas no CADÚNICO (Instrumento do Governo Federal que caracteriza as famílias de baixa renda), considerando ainda, famílias que possuam animais de sexo feminino e em idade reprodutiva. A veterinária do município, Maria Angélica Soares, comentou que animais de ruas também serão castrados caso haja um lar temporário que auxilie na recuperação pós-cirúrgica.

O município repassará o valor de R$ 142,00 à Universidade, por animal, sendo que a responsabilidade da instituição é de realizar a cirurgia, exames pré-cirúrgicos e consulta pós-cirúrgica. Já a Prefeitura fará o transporte dos animais, cujo os donos não tenham condições de transportá-los e será responsável pelo banco de dados, bem como pela medicação e microchipagem que tem como objetivo proteger e monitorar o pet, além de evitar que o animal passe novamente pela cirurgia.

Outras ações do Projeto

Algumas ações futuras já estão em planejamento, como a criação do estatuto dos animais, disque castração, concurso cultural nas escolas para a conscientização e cuidados com os pets, campanhas apelativas e impactantes com a finalidade de reflexão dos camponovenses, além de campanhas de adoção, para que o problema social instaurado na sociedade se transforme em alegria para famílias que poderão ter um novo companheirinho (a), bem como nos cuidados para esses animais.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos Novos)

vet 2 vet

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS