Projeto do curso de Medicina Veterinária e prefeituras visa o controle populacional de cães e gatos

  21/08/2018 - 16:44

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc de Campos Novos, em cooperação com as prefeituras da região, elaborou um projeto de controle populacional de cães e gatos, com objetivo de diminuir a superpopulação desses animais através da esterilização e no dia 6 de agosto foram realizadas as primeiras cirurgias no município de Campos Novos.

“Estamos fazendo nossa parte enquanto universidade, produzindo e compartilhando conhecimentos com a comunidade, buscando promover melhor qualidade de vida da população, aliada ao bem-estar dos animais — afirmou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária Antonella Cordi.”

O projeto, que envolve o corpo docente e discentes do curso de Medicina Veterinária, teve apoio da Promotoria Pública, dos Poderes Executivo e Legislativos dos municípios envolvidos, que são seis, até o momento.

“Com a vinda do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, referência na qualidade de ensino, surgiu a oportunidade de parceria entre Prefeitura e Universidade. Dessa forma, começamos a lutar para que o convênio fosse rapidamente efetivado e as castrações iniciadas, pois, a reprodução desenfreada de cães e gatos acarreta problemas relacionados ao bem-estar animal e saúde pública e o controle populacional é fundamental para erradicar tais problemas” comentou o vereador Marciano Dalmolin.

A iniciativa busca ainda desenvolver um trabalho educativo sobre a posse responsável no município, auxiliando na prevenção e controle das zoonoses, enfatizando questões ambientais e de saúde coletiva, bem como a importância da castração dos animais domésticos, visando o respeito ao meio ambiente e a toda forma de vida.

“Esse projeto é de suma importância para evitar as fugas dos animais, o aumento do número de animais de rua, evitar acasalamentos indesejáveis e a diminuição de solicitações de investigações de crueldade com os animais” destacou o prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro.

Por fim, o diretor da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler, a Unoesc é uma universidade Comunitária e se sente orgulhosa em poder contribuir. A importância desse projeto e da sua continuidade é a atuação dos acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária na comunidade que influenciarão diretamente na melhora a qualidade de vida das pessoas e dos animais da nossa cidade — reiterou.

(Fonte: UNOESC)

unoesc

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS