Funasa fará o projeto para implantação do sistema de água na comunidade Quilombolas

  11/04/2019 - 16:02

No final de março, a Administração Municipal, Samae e representantes da Fundação Nacional de Saúde se reuniram com a comunidade Quilombolas para explicar aos moradores a respeito do projeto que está sendo elaborado para implantação e distribuição do sistema no local, onde serão beneficiadas mais de 200 famílias.

Conforme explicou o representante da Funasa, Renato Rossi Criste, no início do ano passado a autarquia fez a licitação e contratação de uma empresa especializada em elaboração de projeto. “A empresa vencedora foi a MPB Engenharia, que fará os projetos contemplando cinco comunidades Quilombolas do Estado, dentre elas Invernada dos Negros, a princípio os núcleos contemplados seriam de Campos Novos, contudo conseguimos através de uma solicitação uma ampliação de meta e incluímos os núcleos pertencentes à Abdon Batista”, disse.

Em janeiro, três poços foram perfurados no local, pela empresa HidroBrasil, sob a supervisão do Samae. Um passo muito importante, de acordo com Renato. “Essa parceria da Administração municipal, com a perfuração dos poços já nos auxiliou muito. A expectativa é que metade do ano o projeto seja concluído para então fazermos o levantamento de custos e tentarmos recursos para a execução”, pontuou.

O presidente da Associação de Remanescentes de Quilombo Invernada dos Negros, Édson Camargo, agradeceu à Administração Municipal, ao Governo Estadual e Federal, por mais esse passo dado em prol da comunidade. “Há anos a gente vem unindo forças, buscando parcerias, para novas possibilidades. Sonhamos muito e já imaginamos a água jorrando na comunidade. Hoje estamos muito felizes, mas a luta não terminou, pois a comunidade existe, resiste e vai continuar buscando os direitos”, ressaltou.

Segundo o Diretor do Samae, Alexandre Kunen, o projeto contempla o poço tubular, desinfecção e reservatório até chegar na rede de distribuição. “A Funasa expôs para a comunidade como que os núcleos serão distribuídos, pois cada poço artesiano vai atender um determinado número de famílias. A expectativa é que até meados de 2019, o projeto seja concluído, onde após isso, uniremos esforços com a comunidade para buscar recursos para que a execução do sistema. É o mínimo de dignidade que as pessoas merecem, isto se chama humanização, é isso que pregamos, desde que assumimos procuramos fazer o melhor a cada dia e juntamente com a comunidade podemos fazer muito mais”, concluiu.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos Novos)

funa

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS