05/06/2019 - 16:56

A Secretaria de Saúde, em conjunto com as equipes que formam as Estratégias de Saúde da Família-ESF’s, apresentaram à comunidade na última sexta-feira (31) um novo modelo de orientação e educação em saúde, com foco nos grupos de hipertensos e diabéticos do Município. O primeiro encontro foi realizado no Salão da Comunidade do Bairro São Sebastião e reuniu mais de 130 participantes.

O Programa “ESF ComVida” foi criado para ‘convidar’ a população a cuidar de sua saúde, bem como desejar ‘Vida longa’ para todos os camponovenses. A iniciativa partiu das conversas e reuniões de equipes, onde as enfermeiras das ESF’s pontuaram que os esforços profissionais poderiam ser em conjunto, formando assim grandes grupos para orientações.

“Neste evento concentramos todas as unidades de saúde em um único local para falarmos sobre atividades educativas, promoção, prevenção e proteção de saúde para esse público de diabéticos e hipertensos”, comentou o Coordenador das ESF’s, Cleber Siqueira de Araújo.

Conforme explicou a Enfermeira Camila Schaly, os profissionais irão abordar sobre vários assuntos da área de saúde. “Tanto os grupos de hipertensos, quanto diabéticos, estão crescendo muito em nosso município e o programa ‘ESF ComVida’ vem para trazer informações sobre vários segmentos sobre a saúde, como por exemplo, diferença entre posto de saúde e hospital, dengue, prevenção, entre outros assuntos, para que os participantes possam multiplicar as informações, além disso, queremos incentivar o autocuidado, pois essas doenças acarretam comorbidades e queremos orientar a todos para aderirem uma alimentação mais saudável e incentivar também a prática de atividades físicas”, ressaltou.

Ao longo do ano mais cinco encontros serão realizados no Salão da Comunidade do Bairro São Sebastião: 26/07; 30/08; 27/09; 25/10 e 29/11. De acordo com a Secretária de Saúde, Mayara Antunes Serena, a população abraçou a ideia do programa. “A comunidade quer sim o conhecimento para cuidar da sua saúde e o programa vem ao encontro desse anseio. Uma satisfação enorme para nós, enquanto gestão, participarmos de um evento organizado pelos próprios servidores das ESF’s e da Secretaria de Saúde, demonstra a competência e o comprometimento de toda a equipe para com a população. Por isso, parabenizo a todos os envolvidos e tenho certeza que será mais um sucesso, ao exemplo do que é o ‘Mãe Camponovense’”, enfatizou.

Para participar dos encontros, os interessados devem procurar as enfermeiras das unidades de saúde. O Programa conta com a importante parceria da Secretaria de Educação que fornece o transporte para quem precisa.

(Fonte; Assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos Novos)

saud

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS