IBGE vai contratar 7,7 mil pessoas em SC para o Censo Demográfico

  06/11/2019 - 16:15

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Santa Catarina finalizou nesta segunda-feira (4) uma série de 295 reuniões – uma por cidade – preparatórias ao Censo Demográfico 2020. O último encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Florianópolis e serviu para integrar agentes públicos, órgãos e instituições, como a PM, no planejamento do trabalho.

A previsão do IBGE é que sejam contratadas ao todo 7,7 mil pessoas no Estado. A maioria são recenseadores, mas também haverá vagas para coordenadores e supervisores. O processo seletivo já começou, mas a maior parte das vagas será ofertada em edital lançado em fevereiro.

Segundo o coordenador operacional do Censo em Santa Catarina, Fabiano Rodolfo, existe uma preocupação no chamamento de pessoas no Estado. Santa Catarina possui um dos menores índices de desocupação do país, e isso dificulta a atração de trabalhadores temporários.

“O Censo, num país como o Brasil é uma operação bastante grandiosa, e que envolve um grande contingente de pessoas. Diferentemente de outras pesquisas do IBGE, no Censo, nós iremos a todos os domicílios”, disse.

O Censo acontecerá de agosto a outubro. Os primeiros meses de 2020 terão cursos de formação e treinamento. A expectativa do IBGE é de que sejam recenseadas 2,5 milhões de residências no Estado.

Experimento

O IBGE está realizando um projeto piloto em Ermo, no Sul do Estado, para avaliar possíveis erros e falhas operacionais. “A gente está tendo a oportunidade de fazer o Censo experimental com coleta em outubro e novembro. É um grande ensaio geral. O processo completo está sendo feito em Poços de Caldas [Minas Gerais] e aqui em Santa Catarina nós estamos terminando o Censo em Ermo”, disse a coordenadora técnica do Censo, Andrea Barbosa.

“A gente verifica como o questionário está sendo entendido pela população, quanto tempo a gente está gastando para fazer essas perguntas e o nosso sistema gerencial de coleta”, afirmou.

Brasil

No país, serão 250 mil pessoas contratadas. A estimativa do Instituto é de recensear 71 milhões de domicílios. Os dados preliminares serão apresentados em dezembro, e os dados finais e análises entre o segundo semestre de 2021 e o início de 2023.

(Informações: Rede Catarinense de Notícias)

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS