Campos Novos reduz em 50% número de focos do mosquito da dengue encontrados no município.

  24/03/2020 - 20:36

A equipe de Controle de Endemias de Campos Novos, finalizou no início de mês de março, o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti – LIRAa, permitindo assim a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, criadouros predominantes que possam oferecer risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. De

A atividade foi realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorreu a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Sendo vistoriados todos os bairros de Campos Novos com quarteirões aleatórios definidos pela Regional da Vigilância Sanitária de Joaçaba. 5 Agentes de Controle de Endemias trabalharam exaustivamente nesta atividade.

A boa notícia é que o município reduziu em 50% o número de focos encontrados em 2020, se comparado pelo mesmo período do ano passado, diminuindo de 10 para apenas 5 focos.

O trabalho executado pela Equipe de Controle de Endemias aliado aos cuidados que vem sendo tomados pela população, garantiram o sucesso desses números. Destes 5 focos, 2 (dois) foram encontrados no bairro Boa Vista e outros 3 (três) focos foram encontrados no bairro São Sebastião, todos em armadilhas espalhadas estrategicamente para monitoramento e controle do mosquito.

Mesmo com essa redução, o Gerente de Vigilância de Campos Novos, Ricardo Silva, destaca que a população precisa manter os cuidados e a atenção com a água parada:

“Se todos fizerem a sua parte, com certeza iremos vencer a batalha contra o mosquito da dengue, estamos trabalhando incansavelmente para que muito em breve nosso município seja retirado da lista de infestados em Santa Catarina, também podemos destacar que até o momento, não existe registros de pessoas infectadas ou com suspeitas de serem portadoras do vírus da doença em Campos Novos”, destacou Ricardo.

Se o número de focos da dengue continuarem diminuindo, possivelmente Campos Novos sairá da lista de municípios infestados pelo mosquito o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, febre de chikungunya e zika vírus. Não há registro de pessoas infectadas em Campos Novos até a presente data

A próxima edição do LIRAa, está programada para novembro de 2020, podendo ou não haver uma etapa entre os meses de julho ou agosto desse ano, tudo depende do número de focos encontrados nos próximos meses.

Nos próximos dias a Vigilância Entomologica estará emitindo notificações que poderão se transformam em autos de infração para aqueles proprietários de empresas ou terrenos que ainda não realizarem a limpeza e eliminação de pontos que possam acumular água.

Os trabalhos de fiscalização não foram paralisados por conta da quarentena obrigatória de prevenção ao Coronavirus, apenas houve uma redução na carga horária sem prejuízo no andamento das vistorias das armadilhas e de Pontos Estratégicos.

Ricardo Silva – Gerente de Vigilância de Campos Novos.

inbound673196966295880226

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS