No dia 27 de maio, quarta- feira, a vigilância sanitária fez vistorias nas academias para averiguar o uso de máscaras nesses ambientes. As academias estão entre os estabelecimentos como os de maior risco de transmissão do coronavírus, pois a rotatividade no uso de aparelhos, aglomeração de pessoas em espaços relativamente pequenos, suor, entre outros favorecem um ambiente perfeito para transmissão deste tipo vírus.
As vistorias foram realizadas no horário de pico das academias, depois das 18h00hs, que é onde ocorrem maiores aglomerações. A situação encontrada foi que a maioria das academias não estavam cobrando o uso obrigatório de máscaras, conforme decreto municipal 8.612 de 2020, apesar de já terem sido orientadas em inspeções anteriores. Como já havia ciência dessas medidas de prevenção, todas serão autuadas com abertura de processo administrativo.
A responsabilidade da cobrança do uso de máscaras nesses estabelecimentos, bem como em todos os outros estabelecimentos comerciais e de saúde, é de responsabilidade dos proprietários e/ou responsáveis. Ressaltando que essas vistorias tem como objetivo prezar a saúde da população.
Outras medidas de prevenção, como disponibilização de álcool gel, limpeza dos equipamentos estavam sendo atendidas por estes estabelecimentos.
As informações são da Vigilância Sanitária de Campos Novos.
#jornalismo104