Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada quatro crianças que nascem com deficiências, três poderiam ser evitadas se fossem adotadas medidas de prevenção. Infelizmente, os modelos centrados no tratamento, e não na prevenção, estão se tornando insustentáveis em toda parte do mundo, por serem extremamente caros e por não contarem com acesso igualitário a todos os avanços tecnológicos na área da saúde. Assim, a prevenção tornou-se um meio eficaz para a diminuição dos índices das deficiências.
Prevenir é a melhor escolha é o tema que a APAE de Campos Novos pretende discutir na sociedade no Agosto Laranja, mês dedicado a prevenção das deficiências e que será celebrado pela primeira vez em Campos Novos. A APAE organizou uma ampla grade de atividades, mesmo nesse período de pandemia do coronavírus, adotando medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus. A programação já iniciou no mês de julho e se estende até o final do mês de agosto.
O principal foco da programação é alertar as famílias por meio das mídias sociais da instituição, sobre os cuidados preventivos desde antes e durante a gravidez, no momento do parto, depois do nascimento do bebê e ao longo do desenvolvimento da criança como forma de evitar as deficiências. A divulgação de ações preventivas também terá apoio da imprensa e da Prefeitura de Campos Novos.
Durante o Agosto Laranja, a APAE divulgará vídeos educativos com profissionais da área da saúde e profissionais da APAE, além de distribuição de folders contendo dicas de como prevenir as deficiências. A APAE capacitou em julho, as agentes de saúde dos oito postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e das cinco unidades de saúde do interior de Campos Novos, que serão as multiplicadoras de conhecimento no contexto das famílias camponovenses.
☑️ Projeto Prevenir
Desde 2012, a Federação das APAES de Santa Catarina (Feapaes/SC), desenvolve nas 195 unidades catarinenses, o Projeto Prevenir, com o objetivo de desenvolver junto à comunidade, ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução da incidência de deficiências.
No ano de 2019 a APAE Campos Novos realizou intervenções de prevenção com as famílias. Em 2020 os trabalhos continuaram e o Agosto Laranja será uma maneira de fortalecer todo o trabalho realizado durante o ano pelos profissionais da instituição. “O principal objetivo do Projeto Prevenir é contribuir para a diminuição dos números alarmantes de casos de deficiência, portanto, é muito importante o trabalho de divulgação sobre assuntos que afetam a vida da sociedade de modo geral, não apenas aos usuários”, destacou Luiz Augusto de Souza, diretor da APAE de Campos Novos.
☑️ Projeto de Lei
A Câmara de Vereadores de Campos Novos aprovou e o Executivo sancionou a Lei Número 4.639 de 15 de julho de 2020, onde institui o mês de agosto como Agosto Laranja e insere ainda, no calendário oficial de eventos do município de Campos Novos.
Conforme a Lei, a partir desse ano o mês de agosto será destinado para realização de campanhas de conscientização, ações de prevenção e mobilidade das pessoas com deficiência, sejam elas físicas, visuais, mentais, auditivas ou múltiplas.
O projeto foi uma sugestão do diretor da APAE de Campos Novos, Luiz Augusto de Souza, acatado pelo Legislativo e aprovado por unanimidade dos vereadores. O Agosto Laranja é comemorado em muitas cidades brasileiras, por meio do incentivo da Feapaes.
➡️ As infornações são da assessoria de comunicação da APAE.