Principais partidos de Campos Novos agendam data de convenções

  03/09/2020 - 14:09

As convenções partidárias pré-campanha representam uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral. Desde a última segunda-feira (31), os partidos estão autorizados a realizar as reuniões para definir os candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, com prazo final até 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral. Também é neste momento que os partidos decidem se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões.

A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

Convenções em Campos Novos

O PSD realiza sua convenção no dia 12 de setembro, às 19h de forma on-line. O diretório aprovará os inscritos às vagas, tendo Silvio Alexandre Zancanaro e Gilmar Marco Pereira na reeleição à prefeitura, e da nominata de vereadores nas eleições proporcionais. O PSD confirma coligação com o DEM, PT, Podemos, Republicanos, PSL e ontem (2), houve a última reunião para a definição da parceria com o PP. Dessa forma, Adavilson Telles, que estava como pré-candidato a prefeito, deve concorrer novamente ao cargo de vereador.

Os partidos Podemos, Republicanos, PSL e DEM irão fazer a convenção às 18h, do mesmo dia, de forma virtual. O PT e o PP definem essa semana as datas de convenção. Na coligação aos cargos de vereador, os partidos devem lançar mais de 60 candidatos.

O diretório municipal do MDB vai fazer convenção presencial dia 14 de setembro na Câmara de Vereadores, das 17h às 20h. Os nomes indicados pelo partido a majoritária, Silvio Henrique de Almeida Lopes Sobrinho e Paulo Devila, como pré-candidatos a prefeito e vice, assim como a nominata de vereadores serão submetidos a aprovação dos 45 membros do diretório. Conforme Jairo José, presidente do diretório do MDB, para evitar aglomerações, cada convencional votará individualmente e depois, sairá do recinto. O MDB deve lançar chapa completa de vereadores, com 14 nomes, sendo nove homens e cinco mulheres.

O PTB confirma aliança com o MBD para as eleições 2020, no entanto, ainda não agendou sua convenção. O PL diz que ainda está em diálogo com outras siglas para formação de coligação ou lançará chapa pura para a majoritária. Os nomes indicados para a chapa à prefeitura estão mantidos: Maycon Kunrath, Cidnei Cordeiro e Roberto Sampaio e tudo deve ser definido na convenção, ainda sem data definida. Além disso, o PL diz que trabalha para o lançamento de chapa completa de vereadores, com 14 nomes.

As informações são do Jornal Folha Independente.

#jornalismo104FM

ELEIÇÕES 2020

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS