Colaboradores da Coocam participam de Curso de Classificação de Grãos

  18/02/2021 - 18:23

Com objetivo de padronizar os procedimentos de recepção e expedição dos grãos recebidos na Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), além da troca de informações e aprimoramento dos profissionais que atuam diretamente no recebimento dos grãos pós-colheita, na última semana aconteceu mais uma edição do curso de classificação de grãos – uma parceria entre a Coocam e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A capacitação acontece anualmente nos dias que antecedem o início da colheita, sendo direcionado aos balanceiros e classificadores da matriz e das filiais, profissionais que trabalham diretamente na classificação de grãos durante toda a safra. A classificação identifica problemas nos grãos e separa os sadios daqueles com avaria e impurezas. O treinamento foi ministrado pelo técnico da Cidasc, Eziquiel Peletir.

De acordo com o gerente operacional da Coocam, Selson Novaes, uma das principais questões no momento da comercialização dos grãos, tanto na compra quanto na venda, está relacionada aos padrões de classificação e análise do produto, ou seja, um trabalho bem feito antes do armazenamento é fundamental e mostra a real situação das lavouras dos produtores, evitando problemas adicionais. “Uma classificação bem-feita mostra transparência da cooperativa e dos produtores”, comenta Selson. O gerente operacional lembra que a pós-colheita começa na balança e apesar de a Coocam ter balanceiros experientes, é necessário a reciclagem anualmente, uma maneira de atualização e troca de experiências.

Após a pesagem do caminhão e classificação, o produto passa a ser responsabilidade da cooperativa, portanto, Selson reforça sobre a importância de uma classificação bem-feita e um armazenamento com perdas técnicas menores possíveis.

As informações são da assessoria de comunicação da Coocam.

#jornalismo104FM

DSCN1625

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS