Secretária Municipal de Saúde inicia vacinação para o grupo de pessoas com comorbidades

  12/05/2021 - 18:10

Através de coletiva de imprensa nesta terça-feira, dia 11, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos comunicou o início da vacinação para o grupo de pessoas com comorbidades.

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo a atenção redobrada nos cuidados com a saúde, que ajudam na prevenção e controle da doença. Dos considerados mais simples, atenção para a higiene pessoal, como lavar as mãos, e o uso de máscara em espaços públicos, recomendados a todas as pessoas.

Quando nenhum desses funciona e há contaminação, alguns grupos considerados de risco podem sofrer mais com o agravamento da doença por condições preexistentes associadas a doenças.

Termo recorrente nos noticiários, nas falas de especialistas e autoridades das áreas da saúde, a comorbidade já é comprovada como um dos fatores de risco para pacientes com Coronavírus.

O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica com as diretrizes da vacinação da Covid-19 para o grupo das comorbidades, o próximo a ser contemplado pelo Plano Nacional de Imunizações. As comorbidades são pessoas que têm alguma doença ou agravo prévio, tornando-as mais vulneráveis às complicações da doença.

Em anexo, estão elencadas todas as comorbidades que estão incluídas pelo Ministério da Saúde nesta primeira etapa da vacinação, bem como as datas, locais e horários para a vacinação. A ação será no modelo drive-in, em que as pessoas não necessitam descer dos carros para serem vacinadas. A Secretária de Saúde de Campos Novos, Mayara Serena, lembra que é obrigatória a apresentação do atestado médico para recebimento da dose. O padrão do atestado está nos postos de saúde do município e também no site da prefeitura.

A enfermeira Franciele Ozório de Moraes salientou que o médico deve ser consultado previamente para saber se a doença está incluída nas previstas pelo Ministério.

Link para download do atestado: https://www.camposnovos.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/142032

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos Novos.

#jornalismo104FM

FB_IMG_1620838495711

FB_IMG_1620838492405

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS