A coordenadora do Setor de Endemias, Isabela Prato no concedeu entrevista atualizando a situação do mosquito Aedes Aegypti, onde relatou que o município conta com 4 casos suspeitos de dengue sendo que foram coletados material e os exames foram encaminhados para o LACEN e aguardam resultado. Nenhum deles se encontra com estado de saúde grave ou hospitalizados.
De acordo com Isabela Campos Novos é considerada uma área infestada pelo mosquito, o que coloca em alerta para ocorrência de possíveis surtos devido as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Neste ano de 2022, já foram encontrados 82 novos focos de mosquitos.
Campos Novos, conta com 5 agentes de endemias que desenvolvem ações de combate a proliferação do mosquito em parceria com a Secretaria de Obras. Após receberem denúncias ou locais que são avaliados, quando há necessidade são retirados os entulhos e orientados os moradores do local.
Além disso, está sendo realizadas orientações por meio de mídia social, com informativos para solicitar o apoio da população e a conscientização é o mais importante, pois, o trabalho de prevenção, é quanto ao cuidado de locais com águas paradas e que é aonde prolifera a criação do mosquitos.
Quando, houver, averiguação de locais entulhos, água parada e possíveis criadouros do mosquito, a orientação é ir até o agiliza, para realizar o protocolo de solicitação de vistoria para o setor da vigilância sanitária e endemias ou para o setor de obras para que seja limpado o terreno, hoje, só é possível ir até as residências averiguar as denúncias por meio desse protocolo.
A vigilância epidemiológica e setor de endemias, solicitam o apoio da população, neste momento de infestação pelo mosquito da dengue no município
E para vencer está batalha só será possível com e ter maior controle e prevenção com a conscientização e cuidado de cada um.
Os principais cuidados são:
Eliminar os focos de água parada como manter os pratos de vasos de flores com areia, limpar as calhas dos canos
Não jogar lixo nos terrenos baldios, manter baldes, caixas d’água, túnel e piscinas sempre tampados.
Não deixar pneus que acumulam água; Descarte o lixo corretamente, eliminando tudo o que pode acumular água. e também, usar repelentes;
Sintomas
O principal sintoma da dengue é a febre alta que surge repentinamente e dura cerca de 2 a 7 dias. Além da febre, podem ser notados outros sintomas como sensação de mal estar geral, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele. No entanto, é importante ficar de olho na evolução dos sintomas e consultar o médico caso haja suspeita de dengue, pois assim é possível concluir o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Isabela pede ainda que a população permita sempre o acesso do agente de endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.
#Jornalismo104FM