O evento será realizado no dia 12 de junho, com início às 14hs no plenário Domingos Rigo, da Câmara de Vereadores de Campos Novos, com a temática “Prevenção e Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
O abuso sexual é uma das causas de comportamentos assim e o crescimento desse tipo de crime no Brasil assusta. Só nos quatro primeiros meses deste ano, 17,5 mil violações sexuais contra crianças ou adolescentes foram registradas pelo Disque 100. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e apontam um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022.
Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas – abuso, estupro e exploração sexual – e psíquicas.
A casa da vítima, do suspeito ou de familiares está entre os piores cenários, com quase 14 mil violações. Ainda nos quatro primeiros meses do ano, foram registradas 763 denúncias e 1,4 mil violações sexuais ocorridas na internet. Em todo o ambiente virtual, houve registros de exploração sexual, com 316 denúncias e 319 violações; estupro, com 375 denúncias e 378 violações; abuso sexual físico, com 73 denúncias e 74 violações; e violência sexual psíquica, com 480 denúncias e 631 violações.
Os dados foram consolidados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) por ocasião do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Durante a audiência pública do dia 12/06 será apresentados números compilados mostrando a realidade dos casos registrados em Campos Novos.
A programação contará com a participação de quatro palestrantes que abordaram as seguintes temáticas:
1.Fernando Marin Silva (Advogado) – “Perigos das Redes Sociais”.
2.Júlia Gimenes Pedrollo (Defensora Pública do Estado de Santa Catarina) – “Legislação de Proteção à Criança e ao Adolescente”.
3.Lucimar Maria Baldissera Walter (Assistente Social) – “Formas de Prevenção e a atuação do Poder Público Municipal”.
4.Tatiana Becker (Oficial da Infância e Juventude) – “Escuta Especializada”.
A proposição da Audiência Pública é da Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, Vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, através de requerimento apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final no dia 17 de maio e aprovada em plenário.
#jornalismo104FM