Reunião na AMPLASC discute legalização da rota turística dos tropeiros “Passo do Pontão SC-RS

  03/06/2023 - 9:00

Com a temática envolvendo a criação de legislação nacional para constituição da Rota Turística, Histórica e Cultural do Passo do Pontão SC-RS, agentes e entidades interessadas estiveram reunidos nesta quinta-feira (01) na sede da AMPLASC.

A iniciativa busca oficializar o quarto caminho dos tropeiros, que começou de forma clandestina, sendo identificado e reconhecido pelo Governo da época, auxiliando assim no desenvolvimento de municípios do Nordeste Gaúcho, Planalto Sul Catarinense e da região do Contestado.
Segundo a socióloga Terezinha Fornari Carneiro, a criação de uma lei que denomina o Roteiro Turístico dos Tropeiros “Passo do Pontão SC-RS” possibilitará a estruturação, gestão e promoção dos atrativos turísticos da região via apoio dos programas oficiais de turismo do Governo Federal.

Para o Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, após o ápice da pandemia há um novo olhar para o eixo do turismo, como fomentador da economia local e regional. Ele acredita que o resgate deste ponto de passagem (Passo do Pontão) é importante, mas pouco conhecido pela comunidade.

Na reunião também houve pontuações referentes a questão do acolhimento de proprietários de terrenos no traçado original da rota. Ainda foram apresentadas alternativas de projetos culturais como: museu virtual, mirante, monumentos nas cabeceiras das pontes.

O Secretário Executivo da AMURC, Beto Molin, presente na reunião enfatizou a necessidade de integração do Grupo de Trabalho (GT) criado em 2019 e atualmente com 55 participantes com os entes diretamente ligados a criação da rota. Para ele, é fundamental o dialogo e parceria entre o Poder Público e a empresas ou pessoas privadas para êxito da rota.

Neste sentido, a AMPLASC, AMURC e AMUNOR devem discutir em cada município envolvido pela rota “Passo do Pontão” a confecção de documento público reconhecendo seu território como caminho de passagem das tropas, além de trabalhar estratégias em conjunto em prol da nova rota turística.

A reunião foi acompanhada alguns participantes estratégicos como a AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense), AMURC (Associação de Municípios da Região do Contestado), Instituto Humaniza, Consórcio Machadinho, Parque Estadual Rio Canoas, empreendedores locais da cidade de Campos Novos, Secretárias Municipais de Turismo de Barracão e Campos Novos, Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Barracão, EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) via extensionista de Celso Ramos, além de algumas pessoas interessadas no projeto.

Fonte: ASCOM AMPLASC

#jormalismo104FM

3475352_resize_1500_840

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS