14ª Festival de Teatro de Animação ganha fôlego e leva espetáculos para 4 cidades catarinenses em 15 dias de programação

  06/11/2023 - 16:43

O 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação acontece em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado. A programação tem espetáculos de teatro de animação nacionais e internacionais, oficinas, bate-papos, mesa redonda e Mostra Pequenas Cenas, com participação de alunos de instituições públicas. O objetivo é levar o teatro presencialmente para o público e promover o encontro por meio da arte. A programação é toda gratuita.

Em Campos Novos, no Meio-oeste, serão realizadas duas apresentações para alunos da escolas E. M. E. F. Santa Júlia Biliart e para E.E.B. Paulo Blasi, ambas no dia 13 de novembro. O espetáculo será “Felpo Filva”, da cia Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC). Rabisco e Rascunho são dois personagens dessa peça, que contam a história de Felpo Filva, um coelho poeta solitário que tem uma orelha mais curta que a outra. Certo dia, Felpo recebe uma carta de uma fã que acha suas poesias pessimistas, a partir daí muitas transformações vão acontecer na vida de Felpo.

Teatro de animação em 12 espetáculos

Milenar e ainda pouco difundido, o teatro de animação pode ter uma simplicidade e uma complexidade que levam ao encantamento. Por definição, é toda encenação teatral que tem uma narrativa e envolve dar ânima a algo inanimado, como máscaras, bonecos, sombras, objetos, figuras planas, entre outros elementos possíveis. É um teatro sensível, de uma escuta íntima com as coisas, onde muitas vezes é preciso (parafraseando Didi-Huberman) “fechar os olhos pra ver”.

E essa linguagem está viva em 12 espetáculos que o FITA traz para esta edição em 23 apresentações, além da Mostra Pequenas Cenas e atividades formativas.

“Os encontros promovidos pelo FITA apreendem espectadores de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens e adultos), estimulando a imaginação, a idealização de sonhos e novas esperanças de um mundo melhor. E a efusão cultural provocada nas cidades que o festival acontece também apoia na formação de plateia, tão importante para os artistas e para a sociedade de forma geral”, afirma Gustavo Bieberbach, um dos coordenadores do FITA.

Informações ASCOM do festival.

#jornalismo104FM

Screenshot_20231106-150458~2

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS