No dia 1º de outubro, a população vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Será a primeira vez que as urnas eletrônicas serão utilizadas em todo o território nacional para o processo de eleição de mais de 30 mil membros escolhidos pela população local.
Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, os conselheiros tutelares são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.
A utilização da tecnologia será possível após solicitação de apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Conselho Nacional do Ministério Público ao Tribunal Superior Eleitoral, que aprovou resolução sobre o auxílio, em junho deste ano.
No dia da votação, os eleitores brasileiros definirão cinco membros que irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar de cada município.
Em Campos Novos apesar de o edital de inscrição para conselheiro ter sido prorrogado, o numero de candidatos não foi expressivo ficando em apenas cinco inscritos. Hoje são cinco vagas para conselheiro tutelar em Campos Novos.
Os nomes dos cinco participantes já foram homologados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os nomes dos inscritos para a Eleição. Também foram definidos os números de cada candidato que disputará a eleição.
Eduardo Ávila Tonholi Número 111
Jéssica Morgana Fagundes Número 222
Mariane Fagundes Número 333
Taiane Aparecida Almeida Número 444
Taila Savaris Número 555
Os locais para votação já foram definidas sendo as escolas Santa Júlia e Paulo Blasi. A eleição ocorre em 1º de outubro de forma nacional.
#jornalismo104FM