Com o objetivo de facilitar o acesso da gestante aos serviços de pré-natal, oferecendo mecanismos e proporcionando qualidade de vida a mãe e ao bebê, estabelecendo, desde o início, um forte vínculo afetivo entre o recém-nascido e a mãe, a prefeitura de Campos Novos, através das Secretarias de Assistência Social e Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, foi criado o programa ‘Mãe Camponovense’, que iniciou em 2017 e já atendeu 41 mulheres. Na última Quinta-feira (26), aconteceu o primeiro encontro da 2ª edição do projeto. Na ocasião, mais de 50 gestantes estiveram presentes, e atentas a primeira palestra, com a Psicóloga Catiane Stefanes que relatou temas importantes, como os desafios da maternidade, convivência familiar e relacionamento mãe-bebê.
Esta edição será semelhante a primeira, com 5 encontros, sendo que serão 4 palestras e no último encontro, as gestantes e seus companheiros farão uma visita ao hospital de referência- maternidade. As gestantes que estiverem fazendo o pré-natal conforme o recomendado e participarem regularmente das palestras do projeto, receberão o KIT MÃE CAMPONOVENSE que contém mais de 10 que auxiliarão nas primeiras necessidades dos recém-nascidos. As atividades serão realizadas por médico, psicóloga, enfermeiros (as) e fisioterapeuta.
A 2ª edição, conta com uma novidade: um enfermeiro e uma psicóloga farão um acompanhamento assistencial com 15 e 45 dias após o parto.
(Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos Novos)