Bancos de Perfis Genéticos de SC e RS permitem identificação de pessoa desaparecida

  03/06/2020 - 18:11

Nesta semana, Santa Catarina teve seu primeiro caso de identificação interestadual de pessoa desaparecida através do Banco de Perfis Genéticos gerenciado pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), por meio do Setor de Genética Forense do Instituto de Análises Forenses (IAF).

A identificação ocorreu pelo Banco do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), após a inserção dos perfis genéticos dos pais da “pessoa desaparecida” no Banco de Perfis Genéticos da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (BPG/SC) e do perfil genético de um corpo não identificado pelo Banco de Perfis Genéticos do Rio Grande do Sul (BPG/RS).

Segundo informações repassadas pelo BPG do Rio Grande do Sul, a amostra foi coletada de cadáver localizado em novembro de 2015, na cidade de Alvorada/RS dentro do porta-malas de um veículo acidentado.

O desaparecimento foi registrado no final de 2015, e agora, cinco anos depois, o caso foi elucidado através do confronto genético entre os perfis genéticos dos familiares com o perfil dos restos mortais.

☑️ PARCERIA;

A coleta dos materiais biológicos de familiares de pessoas desaparecidas foi realizada através da parceria que o Setor de Genética possui, desde 2015, com a Polícia Civil de Santa Catarina através da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPPD).

☑️ BANCO:

O objetivo do BPG/SC é manter e comparar perfis genéticos para auxiliar na apuração criminal, na instrução processual e na identificação de pessoas desaparecidas.

Para que a identificação de pessoas desaparecidas ocorra, o Instituto Médico Legal encaminha material biológico de todos os restos mortais não identificados para o Setor de Genética Forense do IAF para extração de DNA e obtenção de perfil genético para confronto com os perfis obtidos das amostras de familiares de pessoas desaparecidas encaminhadas pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas.

Atualmente, o BPG/SC conta com 102 famílias cadastradas das 1.336 famílias registradas no BNPG.

➡️Texto: Assessoria de Comunicação IGP/SC
➡️ Foto: Luis Gustavo Debiasi / Agência AL

fotonoticia_310816_Desaparecidos_LGD6-1024x683

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS