Inaugura nesta sexta a Central de Compostagem Campos Novos

  04/06/2020 - 14:35

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 05/06, por iniciativa da Prefeitura de Campos Novos em parceria com a Amplasc e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), será lançado mais um projeto do Programa Campos Novos Sustentável, trata-se do Centro Municipal de Compostagem. Na ocasião, a Administração Municipal também assinará como signatária da Agenda 2030 da ONU, se comprometendo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na dimensão social, ambiental, econômica e institucional.

A partir desta sexta, a Central de Compostagem passa a integrar outros projetos, já em andamento, que atendem os ODS. Hoje, Campos Novos conta com 86 projetos e programas que se encaixam dentro dos 17 objetivos nas quatro dimensões. A Central, inclusive, é um dos projetos mais audaciosos. O local que possui uma área de 504m², até pouco tempo funcionava como Lixão Clandestino, e agora passa a contar com uma estrutura que contempla um barracão, composteiras, área para lavação, almoxarifado, escritório, copa e banheiros. As obras iniciaram no ano passado, com investimento global de R$ 245 mil.

Um dos objetivos da Prefeitura é gerar economia, enviando ao aterro, somente os rejeitos, materiais sem nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. Conforme o Secretário de Planejmento e Coordenação Geral, Vilmar Antônio Ferrão Júnior, além disso, o desafio será envolver a população nesse processo, por meio da mudança nos hábitos de consumo e conscientização da importância da reciclagem.

“Todos temos responsabilidades, pois somos consumidores e todas as embalagens continuam no meio ambiente até o fim da sua vida útil. Precisamos dar destino certo a elas para não ficar poluindo e causando problemas. Estamos comprometidos em fazer disso uma política pública permanente”, destacou o secretário.

A realidade hoje é que todos os resíduos coletados são enviados para um aterro sanitário em Fraiburgo. O dinheiro público arrecadado por meio do IPTU para a coleta e transporte dos resíduos paga apenas uma pequena parte, ou seja, o serviço custa muito mais do que o contribuinte paga anualmente. Desta forma, se houvesse uma equiparação nessa conta, sobraria mais dinheiro para investir em outras prioridades.

A População e outros projetos terão papel fundamental para o funcionamento da Central de Compostagem

Na Central de Compostagem, o trabalho será em conjunto com a população. Para que os resíduos orgânicos sejam transformados em adubo e retornem de forma gratuita, os camponovenses terão a responsabilidade de fazer o descarte correto dos resíduos urbanos, e consequentemente, estarão contribuindo na proteção ao meio ambiente.

Para o funcionamento inicial da Central de Compostagem, a Prefeitura irá distribuir 200 galões em empresas e posteriormente em condomínios com a maior geração de material orgânico, onde terá uma logística de coleta entre duas a três vezes por semana, conforme o volume gerado por cada uma. Os resíduos das residências poderão ser entregues de forma voluntária no local. A parte educacional do projeto vai envolver alunos da Rede Pública Municipal com oficinas de como fazer composteiras caseiras e como fazer em casa a separação correta dos resíduos secos e orgânicos.

Outra ação serão os ecopontos, onde contêineres adaptados servirão para a entrega voluntária de materiais recicláveis, como óleo de cozinha, embalagens longa vida, papelão, papel, vidro, metal, alumínio, plásticos e pilhas. Cada ecoponto, terá aberturas para separação individual de cada tipo de resíduo, com aberturas voltadas tanto para a rua quanto para as escolas. Com o trabalho de educação ambiental com os alunos, todo o lucro da venda dos recicláveis, ficarão com para uso das APPs das escolas.

Os ecopontos estão em fase de instalação em dez escolas municipais: CAIC- Nair Gris, Santa Júlia, Valdemar Rupp, Sonho infantil, Jardim Bela Vista, Caio Pisani, Eliete Teixeira Lopes, Marilene Rupp Bagatini, A Caminho do Futuro e André Rebouças na Barra do Leão. Até essa semana, três foram instalados, mas para o pleno funcionamento, aguarda-se o retorno das aulas.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos Novos.

#jornalismo104FM

COMPO

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS