BRF detalha processo de criação de suínos livres do uso de antibióticos promotores de crescimento

  29/07/2020

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, mantém desde meados de 2018, dentro do processo de produção de suínos, sua criação totalmente livre de antibióticos como promotores de crescimento (AGP-Free). Para adotar a medida, a BRF se amparou nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre o uso criterioso dessa substância. Das seis unidades da BRF em Santa Catarina, três trabalham com suínos: Campos Novos, Concórdia e Herval d`Oeste.

Uma das potenciais consequências da implantação de um sistema AGP-Free é o incremento no uso de antibióticos de forma geral, para tratamento ou prevenção de doenças. Desta forma, é necessária a implantação de medidas preventivas bastante robustas no sentido de evitar este efeito. Após a retirada dos antibióticos promotores de crescimento pela Companhia, o uso geral de antibióticos apresentou redução e afirma o compromisso da empresa em adotar medidas que são efetivas.

Com investimento em pesquisas para busca e avaliação de produtos alternativos aos antibióticos, a Companhia desenvolveu um programa interno, com um cronograma estruturado para assegurar o bem-estar dos animais dentro de um possível impacto em desempenho, mortalidade e performance zootécnica em geral. A medida foi adotada devido à retirada dos antibióticos no processo de criação, sendo necessário a adoção de uma série de adequações alinhadas às práticas de biosseguridade, nutrição animal, cuidados e prevenção de doenças, programas de vacinação, além de ajustes nos padrões de manejo dos animais.

“Dentro da nossa estratégia, adotamos o fim do uso de antibióticos como promotores de crescimento. Nosso propósito está alinhado aos compromissos de qualidade, segurança e integridade e entendemos que esta é uma atitude sustentável e pioneira dentro da cadeia de produção de suínos no Brasil”, afirma Fábio Stumpf, diretor geral de Agropecuária da BRF.

Este mês, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor e a BRF, em parceria com os produtores integrados entende que a conexão entre ambos fortalece aspectos importantes e essenciais para o sucesso de qualquer programa que seja implantado dentro da cadeia. Atualmente a BRF conta com 9,5 mil produtores integrados, que são apoiados pela Companhia por meio de iniciativas de gestão do negócio, em favor de uma operação global de qualidade.

Os primeiros passos já foram dados e a BRF continua investindo conhecimento e recursos no sentido de manter sua produção de suínos totalmente livre de antibióticos promotores de crescimento. “A BRF segue pesquisando e avaliando alternativas aos antibióticos, além de tecnologias que auxiliem na prevenção de doenças e, para isto, contamos com um grupo de especialistas em Saúde Animal. Com a participação ativa do produtor integrado, um programa de biosseguridade e boas práticas de produção, conseguimos garantir uma operação bem-sucedida”, finaliza Stumpf.

A criação totalmente livre de antibióticos como promotores de crescimento (AGP-Free) também está em linha com o programa “Bem-Estar Animal Feito pela BRF”. A partir dele são regidos compromissos, normas, processos, indicadores e treinamentos para toda a empresa, para os transportadores, produtores integrados, parceiros e colaboradores. O projeto tem como objetivo orientar de forma correta e compassiva todos os estágios do processo de produção e tem ações guiadas por legislações nacionais, internacionais e pelas cinco liberdades conceituadas pela Farm Animal Welfare Council (FAWC).

Das seis unidades da BRF em Santa Catarina, três trabalham com suínos. Campos Novos abate 6,4 mil animais por dia, Concórdia, 4,2 mil e Herval d`Oeste, 1,6 mil.

Fonte – Assessoria de Comunicação BRF

brf

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

GUILHERME SILVA

BARQUINHA DE OURO

MAIARA E MARAÍSA

NARCISISTA

GUSTTAVO LIMA

DESEJO IMORTAL

ANA CASTELA

SOLTEIRO FORÇADO

SIMONE MENDES

DOIS FUGITIVOS