O deputado Neodi Saretta protocolou na sexta-feira (19) um pedido encaminhado ao Ministro da Defesa para que as unidades de saúde das Forças Armadas, em Santa Catarina, sejam disponibilizadas para instalação de leitos de UTI, e que os profissionais de saúde que atuam nessas instituições sejam disponibilizados para atender a população.
Saretta, que também é presidente da Comissão de Saúde, reitera a necessidade de mais leitos de UTI para poder atender a demanda, já que a ocupação está acima da capacidade em todos os hospitais públicos e privados. Em Santa Catarina há quase 400 pessoas aguardando leitos de UTI.
De acordo com Saretta, é evidente que os hospitais das Forças Armadas possuem peculiaridade, especialmente da ordem de segurança nacional, porém a situação de saúde vivida no Estado e no Brasil é de extrema urgência. “Estamos vivendo um colapso na saúde por conta da pandemia e o papel das Forças Armadas pode ser ainda mais importante no combate ao coronavírus”.
Sobre a quantidade de leitos de terapia intensiva pertencentes às unidades de saúde das Forças Armadas, o Ministério da Defesa não informa a capacidade e a demanda atual.
As informações são da assessoria do deputado Saretta.
#jornalismo104FM